Paciente

Veja 7 dicas que ajudam a evitar infecção urinária

Veja 7 dicas que ajudam a evitar infecção urinária

O problema pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra; os sintomas normalmente incluem dor e ardência ao urinar

Veja 7 dicas que ajudam a evitar infecção urinária

O problema pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra; os sintomas normalmente incluem dor e ardência ao urinar

Home

Especialidades

Veja 7 dicas que ajudam a evitar infecção urinária

Veja 7 dicas que ajudam a evitar infecção urinária

O problema pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra; os sintomas normalmente incluem dor e ardência ao urinar

As infecções do trato urinário (ITU) são causadas principalmente pela bactéria Escherichia coli, que está presente no intestino e é importante para a digestão.  As infecções são classificadas como uretrites, quando acometem a uretra, cistites quando o foco do problema é a bexiga e pielonefrite quando “sobe” para os rins.

“A cistite, principalmente, é comum nas mulheres e causa grande desconforto. Muitas chegam a desenvolver até quatro infecções urinárias por ano”, alerta a professora Silvana Quintana, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) 2.

Isso ocorre por causa de uma questão anatômica: o tamanho da uretra feminina é cerca de 14 cm mais curta que a dos homens, facilitando a entrada de bactérias1. Na população masculina é mais frequente na terceira idade, em função do aumento da próstata, que dificulta o esvaziamento vesical, favorecendo a estase e a aderência bacteriana3.

Confira, abaixo, algumas dicas para evitar o problema:

  1. Cuidado com a higiene íntima

A forma correta de se limpar, após ir ao banheiro, pode evitar a infecção urinária em mulheres. Sempre passe o papel higiênico de frente para trás. Isso evita que as bactérias do reto cheguem até a uretra4,5.

  1. Beba bastante água

Além de manter o corpo hidratado, a ingestão de água ajuda a aumentar o fluxo urinário e, consequentemente, a eliminar as bactérias presentes na uretra e na bexiga. O ideal é beber cerca de 2 litros por dia4,5. Para incentivar o hábito, carregue sempre uma garrafinha de água para onde for.

  1. Não segure o xixi

A retenção de urina aumenta o risco de infecção urinária, por isso vá ao banheiro sempre que sentir vontade. A urina parada na bexiga facilita a proliferação de bactérias. O ideal é não ficar mais de 4 horas sem fazer xixi5.

  1. Atenção às roupas íntimas

Dê preferência a tecidos 100% algodão e evite o uso de peças muito apertadas, porque elas retêm calor e umidade e isso facilita a proliferação de bactérias. Nos dias quentes a dica é usar peças mais soltas e confortáveis, como saias e vestidos4,5.

  1. Troque fraldas e absorventes regularmente

Os absorventes higiênicos abafam a região íntima e aumentam o risco de infecção, por esse motivo devem ser descartados com frequência. Já idosos que usam fraldas precisam de troca regular para evitar a proliferação de bactérias4,5.

  1. Lave bem as mãos

Esse é um hábito simples que ajuda a evitar a infecção urinária e outros tipos de doenças. Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos após ir ao banheiro é recomendado por especialistas6.

  1. Evite o uso indiscriminado de antibióticos

O uso indiscriminado de antibióticos durante a vida pode alterar a composição normal da flora bacteriana vaginal, facilitando a ocorrência de infecções urinárias e problemas ginecológicos, como candidíase7. Por isso, busque sempre orientação médica!

Referências:

1. GEERLINGS, S. E. BEEREPOOT, M. A. J. PRINS, J. M. Prevention of recurrent urinary tract infections in women antimicrobial and nonantimicrobial strategies. Infect Dis Clin North Am. n. 28(1) p.135-47, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891552013000792?via%3Dihub Acesso em 13/07/2022.
2. https://www.vidaeacao.com.br/7-habitos-que-ajudam-a-evitar-infeccao-urinaria/ Acesso em 13/07/2022.
3. DALLACORTE, R. R; SCHNEIDER, R. H; BENJAMIM, W. W. Perfil das infecções do trato urinário em idosos hospitalizados na Unidade de Geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS. Scientia Medica, v. 17, n. 4, p. 197-204, out-dez., 2007. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-492468 Acesso em 13/07/2022
4. https://www.minhavida.com.br/saude/temas/infeccao-urinaria
5. https://drauziovarella.uol.com.br/ambulatorio/infeccao-urinaria/como-prevenir-infeccao-urinaria/ Acesso em 13/07/2022.
6. CDC - Handwashing in Communities: Clean Hands Save Lives. Disponível em: https://www.cdc.gov/handwashing/lang/when-how-handwashing-port.html#:~:text=Para%20prevenir%20a%20propaga%C3%A7%C3%A3o%20de,nos%20olhos%2C%20nariz%20ou%20boca Acesso em 15/07/2022
7. Rossi, P.; Ribeiro, R.M; Lopes, H.V.; Tavares, W.; Stein, A.T.; Simões, R.S. Infecção urinária não complicada na mulher: diagnóstico. Disponível em; https://www.scielo.br/j/ramb/a/sWyCf86BdcR5vQMnBPmSqzQ/?lang=pt&format=pdf Acesso em 15/07/2022

Assuntos relacionados

Cistite aguda: quais os principais sinais e sintomas e  como tratar
3 minutos

As infecções do trato urinário são o segundo tipo de infecção mais comum no mundo1

Outros assuntos

5 minutos
Dicas sobre como lidar e prevenir a cistite.
5 minutos
Dicas e truques sobre como lidar e prevenir a cistite
5 minutos
Um guia útil para saber mais sobre a cistite na menopausa.
1 minuto
Bem Viver é o programa de suporte ao paciente da Zambon. Acessando o portal, você pode saber mais sobre o que é a colangite biliar primária (CBP) e seus sintomas, causas, diagnósticos e tratamento.
2022352 LayoutConteudoAreaPacienteUro/Jul2022-Jul2024

Nossa newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos ligado a saúde.

Você também pode fazer o download de nosso arquivo de newsletter aqui.

Compartilhar via:

Veja 7 dicas que ajudam a evitar infecção urinária
Veja 7 dicas que ajudam a evitar infecção urinária

Aviso importante

Você está prestes a sair do site do Paciente Medzone. Por favor, note que nossos Termos de Uso (especialmente aqueles mencionados em nossa Aviso de de Privacidade e Termos de Uso) não serão mais válidos assim que você clicar no botão "Continuar". Como não temos controle sobre sites relacionados, não podemos ser responsáveis pelo seu conteúdo. Se você deseja permanecer em nosso site, por favor, clique no botão "Voltar".