Cuidados com a hidratação podem evitar infecções urinárias em idosos
As mulheres costumam ser mais afetadas pelo problema em função de questões fisiológicas e alterações hormonais; quem usa fralda geriátrica deve redobrar a atenção
Cuidados com a hidratação podem evitar infecções urinárias em idosos
As mulheres costumam ser mais afetadas pelo problema em função de questões fisiológicas e alterações hormonais; quem usa fralda geriátrica deve redobrar a atenção
Home
Especialidades
Cuidados com a hidratação podem evitar infecções urinárias em idosos
A infecção urinária é um dos problemas mais comuns na terceira idade. Como nem sempre os idosos manifestam os sinais característicos da doença, como dor no baixo ventre e ardência ao urinar, é preciso aumentar os cuidados nessa faixa etária, principalmente com a higiene e a hidratação1.
“No idoso, a infecção urinária é recorrente e agravada por fatores como incontinência urinária, uso contínuo de absorventes higiênicos e fraldas, além de problemas na próstata, pela utilização de sonda e questões da idade, como perda excessiva de água pela pele”, explica a geriatra Maisa Kairalla, coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Unifesp e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
As mulheres sofrem com as infecções urinárias em todas as fases da vida, pelo fato de terem a uretra mais curta, o que facilita a migração das bactérias para a bexiga. Mas na terceira idade há dois agravantes para o público feminino: a queda nos níveis de estrogênio e as alterações na flora . Embora os homens não sejam tão acometidos por infecções urinárias quanto as mulheres, o envelhecimento traz alterações fisiológicas, como aumento da próstata, por exemplo, que dificulta o esvaziamento da bexiga, favorecendo a aderência de bactérias3.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% das mulheres e 10% dos homens acima de 65 anos são acometidos pelo problema. Após os 80 anos, a prevalência praticamente dobra para o sexo masculino, aproximando-se da incidência no feminino4 “A infecção urinária provoca uma piora funcional, deixando o idoso mais confuso, aumentando o risco de quedas e reduzindo a sua independência. Quanto maior a prevenção e menor for o número de infecções, maior será a sua qualidade de vida”, destaca a geriatra.
Qual a importância da hidratação?
Caprichar na hidratação é uma boa maneira de prevenir infecção urinária (embora não seja a única) e evitar pedra nos rins. Como os idosos sentem pouca sede e demoram a manifestar sintomas da desidratação, é importante manter o hábito de ingerir líquidos ao longo do dia, mesmo sem estar com sede. Médicos e nutricionistas recomendam, em média, a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, mas há uma conta especial para saber a quantidade ideal: basta multiplicar o seu peso por 0,03. Por exemplo, um idoso com 70 quilos deve ingerir 2,1 litros de água por dia5.
Veja alguns cuidados recomendados por especialistas 6
- Evitar segurar a urina na bexiga, indo ao banheiro regularmente;
- No caso de uso de fraldas geriátricas, trocá-las com frequência e manter a região sempre limpa;
- Sempre passar o papel higiênico de frente para trás e não o contrário, para não contaminar o canal urinário;
- Dar preferência a roupas íntimas de material 100% algodão;
- Evitar o uso de roupa íntima muito apertada e nunca ficar com ela úmida ou molhada;
- Não usar medicamentos sem orientação médica: a ingestão indiscriminada de antibióticos pode estimular a infecção urinária em idosos;
- Adotar uma alimentação nutritiva para fortalecer a imunidade.
Referências:
1. DALLACORTE, R. R; SCHNEIDER, R. H; BENJAMIM, W. W. Perfil das infecções do trato urinário em idosos hospitalizados na Unidade de Geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS. Scientia Medica, v. 17, n. 4, p. 197-204, out-dez., 2007. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-492468. Acesso em 12/07/2022.2. MINARDI, D; D’Anzeo, G; CANTORO, D; CONTI, A; MUZZONIGRO, G. Urinary tract infections in women: etiology and treatment options. Int J Gen Med. 2011;4:333-43. doi: 10.2147/IJGM.S11767. Epub 2011 Apr 19. PMID: 21674026; PMCID: PMC3108201. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3108201/ Acesso em 13/10/2022.GEERLINGS, S. E.; BEEREPOOT, M. A. J; PRINS, J. M. Prevention of recurrent urinary tract infections in women antimicrobial and nonantimicrobial strategies. Infect Dis Clin North Am. n. 28(1) p.135-47, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891552013000792?via%3Dihub. Acesso em 12/07/2022.
3. RORIZ-FILHO, J. S. et al. Infecção do trato urinário. Medicina, Ribeirão Preto. Online, v. 43, n. 2, p. 118-125, 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/166 Acesso em 12/07/2022.
4. HOFMEISTER, N.; LISBOA, S. e ORTIZ, J. Como o corpo dos idosos reage a uma infecção urinária? Veja Saúde, São Paulo, 28 jun. 2018. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/como-o-corpo-dos-idosos-reage-a-uma-infeccao-urinaria/. Acesso em 12/07/2022.
5. AZEVEDO, P. S.; PEREIRA, F. W. L.; PAIVA, S. A. R. Água, Hidratação e Saúde. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, p. 6-14, 2016. BRASIL. Acesso em: http://sban.cloudpainel.com.br/source/Agua-HidrataAAo-e-SaAde_Nestle_.pdf Disponível em: 10/10/2022.
6. MENEZES, F. 12 motivos para consumir mais água durante o dia. Minha Vida, São Paulo, 24 fev. 2022. Disponível em: .National Institute of Aging. Bladder Health for Older Adults. Sociedade Brasileira de Urologia. Infecção do trato urinário no idoso. Disponível em: https://www.nia.nih.gov/health/15-tips-keep-your-bladder-healthy#:~:text=Signs%20of%20Urinary%20Tract%20Infection,bloody%2C%20or%20foul%2Dsmelling%20urine Acesso em 06/10/2022
Assuntos relacionados
Fraqueza muscular, perda de equilíbrio, redução da visão e audição e distúrbios neurológicos estão entre as principais causas de quedas
Outros assuntos
Nossa newsletter
Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos ligado a saúde.